Esta construção fica nos Jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal. É uma torre invertida com cerca de 27 metros, cuja história está cercada de lendas e especulações sobre a sua razão de existir.
Há quem diga que é uma Torre de Iniciação e, destarte, associada a eventos místicos. Dizem que detalhes da construção, ligados à numerologia, dão aos Tarólogos uma responsabilidade, pelo menos parcial, sobre a engenharia da torre. Isto, através de uma análise sobre a distribuição e números dos degraus e plataformas intermediárias.
Certo que não foi, em nenhum momento de sua história, um poço.
Na base da construção está desenhada uma bússola sobre um cruz templária.
Imagina-se hoje que o itinerário deveria ser feito de baixo para cima, até o encontro com a luz do dia; ou, dependendo da hora que fosse feito o trajeto, até encontro com as estrelas da meia-noite. Quem poderá dizer?
Em um oceano de especulações, não falta quem diga que a construção era usada para iniciações maçônicas, até mesmo porque o antigo proprietário da região, Antônio Augusto Carvalho Monteiro, segundo dizem, era maçom. Quem poderá dizer?
Vale destacar que os Jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal, estão abertos à visitação, inclusive esta curiosa construção.
Um comentário:
Nome: Deyson Thomé
Esse é um lugar muito interessante ... a Quinta da Regaleira é toda muito interessante e cheia de simbologia. Tive a oportunidade de conhecer e inclusive estive na Torre Invertida como chamam ... mas a abordagem apresentada aqui no blog faz muito sentido.
Postar um comentário